terça-feira, 7 de abril de 2009

Documentário Práticas Pedagógicas: a diversidade cultural na sala de aula

A Coordenadoria Regional da Liberdade, sob a coordenação do educadora Jô Bahia, que engloba 30 escolas municipais da região do bairro de mesmo nome da cidade de Salvador, uma das periferias mais populosas da Bahia e do Brasil, acaba de produzir o documentário Práticas Pedagógicas: a diversidade cultural na sala de aula, que estreia dia 30 de abril, com sessões às 16h e às 20h, na Sala Walter da Silveira, que funciona na Biblioteca Central dos Barris. Com Roteiro e Direção do professor da rede Bruno D´Almeida, o vídeo trata da aplicação da Lei Federal 10.639/06 e 11.645/ 08 que estabelece a inclusão da cultura afrodescendente e indígena, respectivamente, no currículo nacional. A entrada é franca.

O documentário coloca o professor como protagonista deste processo, através da realização de atividades planejadas no cotidiano escolar com o intuito de fomentar a cultura afro e indígena nas escolas. Atividades como a da professora Niclécia Gama, da Escola Municipal Abrigo Filhos do Povo, que realizou uma atividade sobre as casas Ndebeles africanas para ensinar língua portuguesa, geometria, geografia e história. Ao todo, doze professores realizam atividades no documentário para seus educandos, mostrando que o ensino da cultura afro não se limita a atividades festivas, que são muito importantes, mas também em todas as áreas de estudo , habilidades e competências do currículo escolar.

É necessário frisar que nenhuma das atividades foi realizada em datas comemorativas ou feitas exclusivamente para o vídeo. Tudo foi feito no decorrer do ano letivo enquanto planejamento pedagógico dos professores e da escola e recuperado para a produção audiovisual. O objetivo do vídeo é revelar práticas pedagógicas dos professores em torno da lei, multiplicando e disseminando seu uso na atividade docente.

A produção do vídeo contou com diversas etapas. Já houve vários cursos de capacitação da SMEC e da CRE Liberdade em torno da Lei 10.639/03 desde que a mesma foi implantada, em 2003. Era hora de verificar como isso impactou no trabalho dos professores e na vida dos educandos e da comunidade. O primeiro passo contou com uma pesquisa de campo, englobando as escolas da região, entrevistando professores e gestores das unidades escolares sobre o conhecimento da lei e suas aplicações em sala de aula.

Elaborou-se então um projeto para a construção do documentário, com roteiro técnico, orientações sobre as locações, onde foi usado o espaço da própria escola, como pátio, salas e bibliotecas, além de dicas para figurino e maquiagem: os professores foram orientados a utilizarem as roupas habituais e maquiagem leve. Foi feito também um calendário de gravações, que culminou na filmagem das atividades em outubro de 2008 em parceria com a Unifacs - Universidade Salvador -, que cedeu equipamentos e pessoal técnico para gravação. Quase 200 educandos participaram das gravações, todos com as devidas autorizações de uso de imagem.

Na fase de pós-produção, foi firmada uma importante parceria com a Dimas, Diretoria de Audiovisual da Funceb/Secult/Governo da Bahia, que cedeu a Sala Walter da Silveira para exibição e ajuda na produção do vídeo no formato de dvd. Além disso, para atividades futuras, a Dimas também colaborará no fomento à participação em atividades de capacitação profissional e na participação no projeto ‘Formação de Público’ da Dimas, que visa o acesso de professores e alunos da rede pública à conteúdos do acervo audiovisual da instituição.

Este é o primeiro documentário do Núcleo de Produção Audiovisual, que funciona atualmente na CRE Liberdade e já se prepara para produzir um novo documentário, intitulado Contadores de histórias, mais uma vez com a participação central de professores e educandos da rede escolar.

12 comentários:

  1. É assim que se faz...

    Parabéns...

    E?

    Beeeeeeeeeeeeeeeeijos

    Verônica

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!
    Amanhã estarei lá para assistir o documentário

    ResponderExcluir
  3. Desejo parabenizar a Jô e o Bruno assim como aos protagonistas deste documentário e pelas práticas que gestaram-no! Também desejo manifestar que quero contribuir com o próximos documentários!

    Ademario Ribeiro - Simões Filho - BA
    ademarioribeiro@hotmail.com
    ademarioaruana@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ah, como obter um exemplar deste docuimentário?! Desejo espargí-lo nas reuniões de Territórios, Bacias, quilombos, tribos, escolas e afins!!!

    Ademario

    ResponderExcluir
  5. Caro Bruno,
    parabéns por esse trabalho. Que ele possa inspirar a ação de muitos educadores. Sou pesquisadora do Congado mineiro (Comunidade dos Arturos e Irmandade do Jatobá) e coordenadora do Laboratório de Musicologia e Etnomusicologia da Escola de Música da UFMG. Gostaria de saber como podemos adquirir cópia do documentário.

    Glaura Lucas

    ResponderExcluir
  6. SAlve Bruno!!!
    sou de baiano em SP!!!
    Como posso ter uma copia do documentário, precisamos replicar esta iniciativa!!!!
    abs

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá professor!
    Sou gaúcha e orientadora educacional, e fiquei bastante curiosa para conhecer mais sobre o trabalho realizado por vocês e relatado no material acima, pois ainda temos muita dificuldade em implantarmos na pratica a lei 10639.Gostaria de saber como ter acesso a este material.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelos trabalhos.
    Estamos abertos a mais interatividades com a TV MOQUECA.

    ResponderExcluir
  10. Então,trabalho de valor e importancia extrema para aqueles(as)que versão sobre as questões de
    intolerancia,xenofobia,discriminação,racismo e todas suas formas correlatas.Pois estamos falan do de fatos e situações que o pais trata de forma paliativa.Material como este enriquece as informações e conhecimentos sobre a historia e cultura de povos que de uma forma,ou outra con- tribuiram e ainda contribuem para o desenvolvi- mento do pais. Por isso seria imprencindivel a sua socialização,ou a melhor forma de obter re- ferido conteúdo.

    ResponderExcluir
  11. parabéns são estas experiências que nos fazem verdadeiros guerreiros
    Izilda

    ResponderExcluir
  12. Olá Bruno,
    Gostaria muito de assistir ao documentário! Como faço para ter acesso ao mesmo?
    abs

    ResponderExcluir